
Sobre
Trata se de um projeto de Farmácia Viva, que se fundamenta na Política e no Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, e coaduna os princípios do Sistema Único de Saúde, corroborando a pluralidade terapêutica e a saúde como direito de todos e todas. Projeto desenvolvido na cidade de São Carlos, estado de São Paulo.

O que é Farmácia Viva?

Um projeto de Farmácia viva pode acontecer em qualquer cidade ou comunidade, ele é voltado à promoção e garantia de acesso às plantas medicinais e fitoterápicos para a população de forma segura e garantida.
Envolve todo o ciclo, desde o cultivo das espécies medicinais, a preparação das drogas vegetais, o controle de qualidade, a entrega do medicamento para população e capacitações para formar, médicos, farmacêuticos, agentes de saúde e a população em geral na temática das plantas medicinais e fitoterápicos.
O Projeto de Farmácia Viva - São Carlos
A Farmácia Viva é um projeto social de resgate da utilização de plantas
medicinais e traz inúmeros benefícios sociais, clínicos e econômicos para
os pacientes, sendo de grande relevância para a saúde da população.
Os projetos de Farmácias Vivas estão espalhados por todo o país e integram a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) e da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). A Fitoterapia e as Plantas Medicinais fazem parte das práticas integrativas e complementares de Saúde, que podem ser oferecidas de forma integral e gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS). Além desta, existem outras 28 modalidades de práticas oferecidas no país, como, por exemplo: Aromaterapia, Arteterapia, Constelação Familiar, Dança Circular, Reiki, Homeopatia, Yoga, Meditação, Florais, entre outras.
O município de São Carlos-SP está realizando, através da Secretaria Municipal de Saúde, um projeto voltado para a implantação das Plantas Medicinais e Fitoterápicos no SUS, chamado Farmácia Viva - São Carlos. Em 2019, membros da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) do município, em parceria com a UFSCar e USP - São Carlos, elaboraram um projeto para o Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE/MS), sendo este o único projeto contemplado no estado de São Paulo em 2019.
O Projeto Farmácia Viva São Carlos está produzindo espécies vegetais, que foram selecionadas de acordo com o perfil epidemiológico do município, no Horto Medicinal. Como a necessidade do plantio do Horto Medicinal era imediata, estabeleceu-se parceria para fazer um plantio piloto na Associação Instituto Cultural Janela Aberta, Organização da Sociedade Civil (OSC), enquanto se estudam mais possibilidades de espaços para plantio.
Após o cultivo, as plantas medicinais produzidas pelo projeto Farmácia Viva serão preparadas e passarão pelos procedimentos de Controle de Qualidade da ANVISA. Com isso, estes medicamentos serão distribuídos em algumas farmácias municipais, como a UBS da Vila São José e a USF Água Vermelha.
O projeto ainda contempla várias capacitações, tanto para a população, sobre o uso seguro e racional das plantas medicinais, como para médicos e profissionais de saúde, sobre os efeitos terapêuticos e as formas de prescrição da planta medicinal e do fármaco vegetal.
No ano de 2020, o Projeto Farmácia Viva São Carlos, devido ao contexto da pandemia, avançou pouco no desenvolvimento de suas ações. No ano de 2021 em diante, porém, as atividades foram gradativamente retomadas com sucesso.
Para seguir informado/a/e sobre todas as novidades do projeto, bem como receber convites para eventos e trabalhos voluntários de plantio e manejo do Horto Medicinal,
preencha o seguinte formulário online: https://forms.gle/WCcoDYmHeXHk5yX18
